Profissional liberal

Quais são as profissões que são regulamentadas

O profissional liberal é aquele que pode trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais, mas precisa estar registrado a uma ordem ou conselho profissional.

O profissional liberal tem formação técnica em determinado ramo e sua área de conhecimento pode ser obtida através de graduação ou curso técnico. Ele é registrado em um conselho de classe ou ordem, pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo ou como pessoa jurídica com CNPJ.

Todas as profissões regulamentadas podem abrigar os profissionais liberais. Alguns exemplos de profissionais liberais são: médicos, dentistas, corretores de imóveis, arquitetos, advogados, jornalistas, engenheiros, arquivista, administrador, assistente social, bibliotecário, contabilista, corretor de seguros.

Quando vende o seu trabalho como profissional liberal, a maior parte dos tributos que ele paga é referente aos serviços prestados. Neste caso, devem ser pagos o Imposto de Renda, como pessoa física ou jurídica, INSS, PIS e ISS.

Se estiver registrado em conselhos e sindicatos, precisa preservar parte da renda para o pagamento de taxas desses órgãos. Em muitos casos, profissões regulamentadas, não permitem o exercício sem essa vinculação.

Vantagens de ser um profissional liberal:

  • Atuação na área escolhida de formação de maneira regulamentada;
  • Salário, no caso de CLT, atualizado conforme negociação dos sindicatos;
  • Possibilidade de ganhar mais dependendo da produtividade;
  • Direitos trabalhistas garantidos.

 

Desvantagens de ser um profissional liberal:

  • Menos possibilidade para ter flexibilidade de horários;
  • Necessidade de aprovação por órgão ou conselho regulador;
  • Independência profissional regulada pelo órgão que o representa.

O trabalhador autônomo é aquele que também trabalha por conta própria, mas que diferentemente do profissional liberal, não exerce uma atividade regulamentada por lei.

Ex: Pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, pintor, dentre outros profissionais.

Em um cenário em que o tempo se torna uma variável das mais relevantes, o profissional liberal e o autônomo não podem deixar de avaliar a possibilidade de ter suporte profissional na gestão das suas rotinas financeiras, administrativas e contábeis. 

A e-contadora está aqui para te ajudar.

Data de publicação: 11/11/2022

Fonte: